domingo, 26 de dezembro de 2010

Ninguém...


Para amar de verdade, em primeiro lugar é preciso amar a si mesmo. Se uma pessoa não amar a si mesma, nunca será capaz de amar um outro alguém de verdade. E jamais este alguém sentirá prazer no seu amor. A pessoa que não ama a si mesma, ao se relacionar com outra pessoa estará apenas fingindo amá-la. Se a pessoa não puder ser amável consigo mesma, como ela poderá ser amável com as outras pessoas? Lembre-se: Qualquer coisa que a pessoa for consigo mesma, ela será com as outras pessoas. Se uma pessoa se detesta, ela irá detestar as outras pessoas também. O Mestre Jesus disse: “Amai o próximo como a ti mesmo”. O que significa isso?

Mas neste mundo a maioria nunca é educada a entender que a primeira pessoa que se deve amar é a si mesma! As pessoas não vêem sentido nisto, então perguntam: “Amar a si mesma?” As pessoas sempre pensam que para amar, precisam de uma outra pessoa. Mas se a pessoa não aprender consigo mesma a amar, não será capaz de praticar o amor com mais ninguém.

Muitas pessoas não conseguem amar, porque simplesmente não aceitam nem a si mesmas! Existem muitos “deveria” pendurados sobre a cabeça das pessoas. Todos esses deverias, são quase impossíveis de serem satisfeitos. Quando uma pessoa não consegue satisfazê-los, então ela começa a si condenar. Uma profunda raiva surge dentro dela em relação a ela mesma. Como uma pessoa assim pode amar as outras se não ama a si mesma? Assim, as pessoas simplesmente fingem, elas simplesmente demonstram que são amorosas. No fundo elas não são amorosas com ninguém. Esses fingimentos são bons por pouco tempo, depois o colorido desaparece, a realidade se revela e...

As pessoas fingem que estão amando. O pai diz que ama o filho, o filho diz que ama o pai, a mãe diz que ama a filha e a filha segue dizendo a mesma coisa. Irmãos dizem que amam um ao outro. Todo o mundo conversa a respeito de amor, canta canções de amor, mas será que se pode encontrar outro local no universo tão destituído de amor? Parece que todas essas poesias são apenas compensações. Porque as pessoas não conseguem amar, elas têm que acreditar de alguma maneira, através da poesia, da canção, que elas amam. O amor está absolutamente ausente porque a primeira pessoa que deve ser amada ainda não foi amada; e o primeiro passo é: aceitar-se como é. A pessoa deve ser simplesmente ela mesma.

Se aceite e dentro de você não haverá qualquer conflito, qualquer desamor. Aí sim, você terá amor por si mesmo. As rosas desabrocham tão lindamente porque elas não estão tentando se tornar bonitas. Tudo na natureza segue tão belamente em harmonia porque ninguém está tentando competir com algum outro. Ninguém está tentando se tornar algum outro. Tudo é do jeito que é. Então, veja o ponto! Seja apenas você mesmo e lembre-se de que você não pode ser alguma outra coisa – faça o que você fizer. Todo esforço para isso é fútil. Você tem que ser simplesmente você mesma. O melhor que uma pessoa pode ser é ela mesma. Isso é o mais perfeito amor!

Edson Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário